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Climatério e Menopausa – marcos do envelhecimento feminino: uma visão analítica

Segundo pesquisa do IBGE, em 2021 o Brasil bateu o record no índice de pessoas com mais de 30 anos, chegando a 56,1% dos 212,7 milhões de brasileiros. A partir da análise destes dados, o IBGE confirmou que está ocorrendo um “estrangulamento” da base desta estrutura, demostrando o envelhecimento da população brasileira (Janoneda, 2022). E segundo ainda o IBGE, do total da população brasileira, 51,7% são compostos por mulheres.

Além deste dado estatístico do IBGE relativo à população brasileira, o Relatório Perspectivas da População Mundial, da ONU, coloca o envelhecimento como um evento global:

o envelhecimento populacional está prestes a tornar-se numa das transformações sociais mais significativas do século XXI, com implicações transversais a todos os setores da sociedade – no mercado laboral e financeiro; na procura de bens e serviços como a habitação, nos transportes e na proteção social; e nas estruturas familiares e laços intergeracionais. Estima-se que o número de idosos, com 60 anos ou mais, duplique até 2050 e mais do que triplique até 2100, passando de 962 milhões em 2017 para 2,1 mil milhões em 2050 e 3,1 mil milhões em 2100. (Nações Unidas, 2022)

Estes dados mostram que é urgente lidarmos com as questões do envelhecimento e, no que tange as mulheres, um assunto que emerge é o climatério e a menopausa. Com o envelhecimento desta parcela da população e o aumento na longevidade, tratar deste assunto se torna fundamental.

          O objetivo deste artigo é estudar como a menopausa tem sido entendida historicamente, do ponto de vista biológico e social e entender como este marco na vida das mulheres, com todas as suas implicações biopsicossociais, pode ser um convite a olhar para o envelhecimento na nossa sociedade atual, onde a juventude eterna tem sido oferecida pela medicina, através da reposição hormonal e tratamentos estéticos. Além disso, entendo que a menopausa pode ser um convite as mulheres para o processo de individuação, pois o fim do ciclo menstrual traz consigo uma série de sintomas, que podem ser interpretados como símbolos de uma mudança profunda no corpo e na alma feminina.

          Segundo a Organização Mundial da Saúde o climatério é definido como uma fase biológica da vida da mulher, que compreende a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo de sua vida. A menopausa é um marco dessa fase, correspondendo ao último ciclo menstrual. O climatério tem início por volta dos 40 anos e se estende até os 65 anos.

Segundo Trench e Santos

Na nossa cultura, historicamente, associa-se ao fim do ciclo reprodutivo das mulheres imagens, palavras, gestos que se mostram impregnados de conteúdos patológicos, negativos ou depreciativos. Algumas destas imagens que constituem o repertório simbólico associado à mulher que está no climatério ou na menopausa, de tão esmaecidas, poderiam hoje ser alçadas à condição de mito, como a definição que se encontra em um tratado médico do século XVIII: “O climatério é um ano considerado supersticiosamente como azarado. Tempo enfermo para o temperamento e perigoso por suas circunstâncias. Se está climatério quando se está de mau humor” (TRENCH, Belkis e SANTOS, Claudete, 2005, p.92)

Ainda segundo as duas autoras, a palavra climatério tem sua origem no grego Klimacter, que significa período crítico. A menopausa surgiu a partir de um artigo de De Gardanne, publicado em 1816, denominado “Conselho às mulheres que entram na idade crítica”, onde descreveu a síndrome que denominou “La menopausie”.

            A palavra Menopausa é a soma de duas palavras gregas, “mens” que significa mês e “pausis” que significa pausa, definida pela OMS como a parada permanente da menstruação. De acordo com Trench e Santos (idem) até o final da década de setenta utilizava-se a palavra climatério para designar o período que antecede o fim da vida reprodutiva e menopausa para nomear o cessar definitivo da menstruação, porém em 1980, “um grupo científico de investigação da menopausa da OMS propôs uma padronização da terminologia e sugere que o termo climatério seja abandonado e substituído por peri-menopausa” 2.

          Continuam dizendo que

as questões relacionadas ao uso indiscriminado da terminologia são apenas acessórias, ou mesmo mero reflexo da fragmentação e da imprecisão do conhecimento que até hoje é agregado ao tema. Fato este que necessariamente obriga o pesquisador a se movimentar em um terreno multidisciplinar, movediço ou, como querem alguns autores, ainda muito desconhecido (idem, idem).

Analisando o climatério e a menopausa de um ponto de vista histórico, Trench e Santos colocam que “a menopausa, enquanto fenômeno social e como tal compartilhado, é um acontecimento que passa a ter visibilidade, sobretudo a partir do século XX” (idem, 2005).  Contam que Mankowitz (1986) aponta que em todas as sociedades a menopausa era considerada um “não evento”, pois socialmente trata-se de um acontecimento invisível, pois em nenhuma cultura ou sociedade existem ritos de passagens para esta fase como existem para outros acontecimentos da vida da mulher, como a menarca ou o rompimento do hímen. Colocam, no entanto, que

paradoxalmente, a menopausa é vivida por algumas mulheres como um dos marcos mais visíveis e temíveis de suas vidas, pois têm que se deparar não só com questões relativas ao fim de sua vida reprodutiva, mas também com o envelhecimento e com inúmeras fantasias associadas ao fim de sua sexualidade e feminilidade (ibidem, ibidem).

          Mankowitz (1986, p.27) ressalta a falta de ritos de passagem para este evento na vida das mulheres e questiona o motivo deste acontecimento ter sido negligenciado pela sociedade, pela história, pela mitologia e pela religião. Ela nos traz uma análise histórica da evolução da expectativa de vida, que poderia ser um motivo para que não houvesse ritos associados a esta etapa da vida feminina.

          Segundo Mankowitz, no Império Romano a perspectiva de vida de uma mulher girava em torno de 25 anos. No século XV este número subiu para 45 anos. No início do século XX era de 50 anos. Ela ressalta que esta expectativa de vida era uma média, então poderia estar contaminada pela alta mortalidade infantil, mas de toda forma poucas mulheres viviam após a menopausa, comparativamente a longevidade que temos atualmente. Ela aponta também para a falta de valorização da mulher após a menopausa, baseada em uma atitude patriarcal de que a mulher não tem mais utilidade para a sociedade depois que deixa de poder ter filhos.

          Com relação a esta visão de perda de utilidade da mulher após o fim da vida reprodutiva, Ferreira, Chinelato, Castro e Ferreira (2013) citam uma antiga tradição irlandesa, onde as mulheres se recolhiam em suas casas até a morte, reforçando a ideia de que a vida da mulher, na tradição irlandesa, terminava após o fim de sua vida reprodutiva.

          Mankowitz traz também que historicamente a menstruação era vista como tabu. Ao contrário de outras espécies, o ser humano tem um aumento na atração sexual neste período, justamente por ser de baixa fertilidade, o que por um ponto de vista vai contra o interesse da espécie, mas por outro lado esta interdição gerou um tabu, que leva a um aumento do desejo justamente por ser tabu. Este tabu trouxe para o período da menstruação uma aura de poder feminino. Ela continua dizendo que

        A história nos diz que, com algumas exceções, tanto as culturas matriarcais centrada nas deusas, quanto as patriarcais dominadas pelo macho, são igualmente negligentes quanto ao fato de dar uma posição de dignidade e valor à mulher que deixa de ser fértil; a primeira por causa da adoração do perder de fertilidade feminina e a segunda por causa da repressão do poder feminino em geral. (MANKOWITZ, 1986, p.31).

Mankowitz entende que a mulher na menopausa pode estar por trás do conceito de “feiticeira” que chegou até nós através do folclore e dos contos de fadas, uma mulher feia e malévola bruxa. (MANKOWITZ, 1986, p.33).

Trench e Santos (2005) ilustram a o confronto com o envelhecimento citando uma passagem do livro de Simone de Beauvoir, a Força da Idade (1884) onde Beauvoir fala dos conflitos que enfrentou quando se aproximou dos 50 anos.

Penso hoje que, na condição privilegiada que é a minha, a vida envolve duas verdades, entre as quais não há como escolher e que cumpre enfrentar juntas: a alegria de existir e o horror de acabar. Mas naquela época eu pulava de uma à outra. A segunda só prevalecia em raros momentos, mas eu suspeitava ser mais grave. Tinha outra preocupação: envelhecia. Nem minha saúde nem meu rosto se ressentiam; mas eu me queixava de que tudo perdia o viço em torno de mim; não sinto mais nada, gemia” (TRENCH e SANTOS, 2005, p.94)

          Entendo que esta passagem expressa de uma forma muito contundente a notícia que a menopausa traz para a mulher. Não se trata dos calores, da secura da pele, mas sim da informação de que foi percorrida a primeira etapa da vida. Olhando para trás talvez tenham sido percorridos mais anos do que há pela frente. Talvez a menopausa possa ser encarada como um momento na vida em que nossa finitude fique explícita, o processo de envelhecimento se torna um fato concreto. 

          Jung coloca que

A juventude tem — aparentemente — um objetivo, um futuro, um significado e um valor, enquanto a marcha para um fim e apenas uma cessação sem sentido. Se alguém tem medo do mundo, da vida e do futuro, todos consideram isto como lamentável, irracional e neurótico; o jovem e visto como um poltrão covarde. Mas, se o homem que envelhece sente um pavor secreto ou mesmo um temor mortal ao pensamento de que suas expectativas razoáveis de vida agora são apenas de tantos e tantos anos, então nos lembramos penosamente de certos sentimentos que trazemos dentro de nosso próprio peito, desviamos talvez o olhar para outro lado e encaminhamos a conversa para outro assunto. O otimismo com que julgamos a juventude, fracassa nessa hora (JUNG, 2000, ¶796).

          Talvez este olhar para o outro lado a que Jung se refere seja o motivo pelo qual fale-se muito pouco sobre a menopausa. Ultimamente o assunto tem ganhado relevância na clínica médica, com as novas descobertas de reposição hormonal e na dermatologia, onde novos produtos têm sido lançados para a pele madura. Mas pouco se fala sobre o que realmente se passa na alma destas mulheres, seus temores, suas dúvidas. Ainda existe um certo ar de humor quando se fala dos “calores” que percorrem o corpo das mulheres nesta fase da vida, como algo cômico e não extremamente relevante para lembrá-las do fogo da vida que está correndo em seu corpo e que é necessário ressignificar sua feminilidade para viver a nova etapa que se apresenta. Entendo que trata-se de um convite a olhar o que a perda do poder de reprodução significa.

          Mankowitz coloca que o ciclo menstrual traz consigo a ideia de renovação. E que os ciclos menstruais, “sejam quais forem suas atitudes conscientes, ou suas reações inconscientes em relação a este ciclo, ele representa inevitavelmente o poder constante da renovação”. (MANKOWITZ, p. 137). Coloca ainda que o fim pode parecer o fim do poder de renovação e que, por isso, a menopausa exige que a mulher “aprenda a viver dia por dia, e redescubra sua criatividade em uma nova direção”. (idem, idem)

          Para Jung, o termo “individuação” se aplica “no sentido do processo que gera um “individuum” psicológico, ou seja, uma unidade indivisível, um todo.” (JUNG,  2008 p.269). Ele continua dizendo que “a soma das experiências, explicáveis apenas recorrendo à hipótese de processos psíquicos inconscientes, faz-nos duvidar que o eu e seus conteúdos sejam de foto idênticos ao todo”. (idem, idem).

          Jung entende que, “se existem processos inconscientes, estes certamente pertencem à totalidade do indivíduo, mesmo que não sejam componentes do eu consciente” (Jung, 2008, p.269).

          Hopcke afirma que “Jung chama de individuação um princípio e um processo que ele entendia como subjacente a toda atividade psíquica.” (HOPCKE, 2012, p. 75). Continua dizendo que esse princípio de que a psique tende a totalidade e o equilíbrio “contém igualmente o postulado tipicamente junguiano de que a verdadeira vida humana consiste de opostos que precisam ser unidos dentro da alma humana” (idem, idem).

          A menopausa é um momento que pode propiciar a emergência de conteúdos inconscientes. Este momento parece ser um chamado na vida da mulher. Ela é convidada a olhar seus sintomas como aberturas simbólicas e, a partir de todas suas perdas – a juventude, a fertilidade, a sexualidade como era conhecida até então e transformá-las para que seja possível se reinventar como pessoa e mulher.

Leila Cristina Montanha

Analista Junguiana em Formação

Maria Cristina Mariante Guarnieri

Analista Didata

Bibliografia

IBGE – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. PNAD. Rio de Janeiro, IBGE, 2022

FERREIRA, V.N., CHINELATO, R.S.C., CASTRO, M.R., FERREIRA, M.E.C. (2013). Menopausa: marco biopsicossocial do envelhecimento feminino. Psicologia & Sociedade, 25(2), 410-419

HOPCKE, Robert H. Guia para a Obra Completa de C.G.Jung. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012

JANONEDA, Pauline Almeida Lucas. Brasil tem pela 1ª vez mais de 55% da população acima dos 30 anos, diz IBGE; disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/pela-1a-vez-brasil-tem-mais-de-55-da-populacao-acima-dos-30-anos/em  22/07/2022 às 10:00 | Atualizado 22/07/2022 às 10:30, acesso em 11/09 as 10:15

JUNG, Carl Gustav. Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008

JUNG, Carl Gustav. A Natureza da Psique. Petrópolis-RJ: Vozes, 2005

NAÇÕES Unidas. Centro Regional de Informações para a Europa Ocidental. Envelhecimento, disponível em https://unric.org/pt/envelhecimento/#:~:text=O%20envelhecimento%20populacional%20est%C3%A1%20prestes,prote%C3%A7%C3%A3o%20social%3B%20e%20nas%20estruturas, consultado em 11/09/2022, as 10:52 horas.

MANKOWITZ, Ann. MENOPAUSA, tempo de renascimento. São Paulo: Editora Paulinas, 1986

MINISTÉRIO da Saúde, Biblioteca Virtual da Saúde, disponível em  https://bvsms.saude.gov.br/climaterio/#:~:text=No%20climat%C3%A9rio%20h%C3%A1%20uma%20diminui%C3%A7%C3%A3o,estende%20at%C3%A9%20os%2065%20anos, dezembro/2009, consultado em 11/09 as 12:55 horas.

TRENCH, Belkis, SANTOS, Claudete Gomes dos. Menopausa ou Menopausas? Saúde e Sociedade, v.14, n.1, p.91-100, jan-abr 2005

VON FRANZ, Marie-Louise. A Individuação nos Contos de Fadas. São Paulo: Paulus, 1985

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