Site icon Blog IJEP

O Funk e a libertação do mito de Afrodite

funk e afrodite

Muitos de nós não se dão conta de que nossa vida se desenvolve dentro de um certo ritmo, isto é, o coração pulsa alternando batidas e pausas, muitas vezes essas batidas podem estar descompassadas a depender de causas psicológicas, emoções fortes, estados de espírito etc., nossa respiração também segue padrões determinados para o bom funcionamento da ventilação pulmonar, proporcionando a entrada e saída de ar, para que ocorra a oxigenação de nossos tecidos. O ritmo se expressa de forma diferente de pessoa a pessoa. Existem diferentes tipos de ritmos que afetam o ser humano: ritmos biológicos, ritmos da natureza, ritmos musicais. (ROESLER, 2017, p.9)

Nos trabalhos coletivos, no campo ou na indústria, nos trabalhos domésticos, para que ocorra um rendimento maior, se faz necessário uma organização e um ritmo de trabalho, assim como nas atividades físicas, nos treinamentos esportivos, nas mais diferentes atividades do dia a dia, sem ritmo as coisas se perdem e o trabalho não rende. 

Observa-se que o ritmo também aparece nas mais diferentes formas artísticas nas poesias, dança, melodias. Ao ler um poema com uma análise mais cuidadosa do ritmo deste, descobriremos novos significados no texto. A musicalidade pode partir do título. Por exemplo ao ouvirmos a letra da canção “A banda”, de Chico Buarque de Holanda, somos levados a mudar de humor. A letra fala sobre a banda se aproximando, chamando-nos para olhar ela passar e já imaginamos uma multidão passando: a banda passa e muda o humor das pessoas, o triste fica alegre; o velho se torna criança, aquele que estava parado começa a se movimentar. O texto contagia, o ritmo não nos deixa ficar parados. 

“Estava à toa na vida,

O meu amor me chamou,

Prá ver a banda passar

Cantando coisas de amor.”   

O ouvinte ouve o canto e, devido a harmonia dos seus versos, a musicalidade, o ritmo e todos os elementos que compõem essa canção, nos contagiam e captamos a mensagem.  Esse ritmo simples e repetido facilita a memorização. E muitas vezes muitas pessoas começam a se movimentar.

E o Funk? Esse fenômeno musical, que ultrapassa nossas fronteiras, passando a ser reconhecido mundialmente, tem o mesmo efeito da canção “A banda”. Ele contagia e muitas pessoas não conseguem ficar paradas e saem dançando. O que estará por traz desse ritmo? 

O Funk está entre os gêneros musicais mais populares do Brasil atualmente. Ele surgiu entre as décadas de 1960 e 1980, considerado primo do hip hop e do soul, ele é um produto da ascensão do movimento negro nos Estados Unidos. Esse ritmo representa um dos maiores símbolos de cultura da periferia em todo o país, fala sobre uma forma de ascensão social, e muitos dos autores após seus sucessos passaram a cantar sobre seus estilos de vida e sua condição financeira. (SOARES, 2018).   

 Palombini (2008,p.63) refere que o funk surge no sul dos Estados Unidos, no final da década de 1950, sendo criado por músicos negros, com uma forte influência da “black music”, mas com características bem diferentes das que conhecemos hoje.  A música que hoje conhecemos como funk carioca não deriva somente do funk norte-americano, mas de uma combinação de vários ritmos negros populares como os blues, gospel, jazz e soul, que faziam sucesso nos Estados Unidos, no centro do movimento negro do país. A palavra “Funk”ou “funky” era usada pelos músicos de jazz, como uma forma de pedir aos colegas da banda que pusessem mais “força” ao ritmo. Dessa forma foram evoluindo para tocar uma música com batida constante e uma melodia que permitisse dançar.

A arte se manifesta nas mais diferentes formas: na pintura, dança, teatro, poesias. É considerada uma atividade psicológica porque como uma atividade humana, vem de sentimentos, emoções e expressam as imagens do inconsciente. Dessa forma, ela é considerada um objeto da psicologia, e somentaquele aspecto da arte que existe no processo de criação artística pode ser objeto da psicologia, não aquele que constitui o próprio ser na arte”. (JUNG, 2013, p.65)

O crescimento do ritmo funk e sua influência na sociedade nos incitou a  buscar refletir o  fenômeno sob a ótica da psicologia analítica.  Sabemos que além do  ritmo, suas letras e versos têm como tema críticas sociais, aumento da violência urbana e a invasão das favelas por forças policiais, com podemos  constar, por exemplo, no “Rap das armas”. As letras denunciam uma realidade que nos é estranha, assim como aquelas que são utilizadas para falar dos direitos civis, como vemos no conhecido hit “eu só quero é ser feliz”, de MC Cidinho e MC Doca.  Os assuntos cantados vão desde o humor ao empoderamento feminino, passando por questões polêmicas como a violência, a criminalidade, a marginalização, o tráfico, todos expressando o cotidiano das favelas, abrindo um reconhecimento através do sucesso do fanqueiro que agora, admite em verso musical, pode entrar em qualquer lugar antes proibido pela sua condição social.  Eles cantam as favelas qualificando esse lugar que antes era visto como o espaço do inimigo e onde qualquer violência do Estado era considerada legitima. Essas histórias são cantadas quase em um mesmo ritmo, com uma forte e frequente batida que contamina, contagia,    colocando todos os envolvidos em algo similar a um estado de transe: ninguém fica parado. 

Sabemos que o funk tem um papel social importante ao dar voz à classes sociais menos favorecidas, pois nas letras estão registradas suas vivências, seus dilemas, pensamentos, dificuldades, alegrias…Esse estilo musical expressa uma cultura especifica dessa juventude urbana menos favorecida, revelando cenas de uma vida pouco conhecida pela maior parte da população.(SOARES, 2022)

Segundo Dreher (2005, p.56), a canção, enquanto linguagem, é considerada um canal de expressão, com conteúdo que se relacionam com a história do indivíduo. A canção como um canal de expressão abre as portas do inconsciente do indivíduo, a partir de uma abordagem simbólica. A canção carrega conteúdos de experiências humanas, guardam pedaços do tempo na memória, emoções passadas que podem ser revividas novamente. Há uma conexão atemporal ao ouvirmos uma canção. A canção consiste em um canal de expressão e tem o poder de fazer emergir aquele tempo da infância, os afetos ligados aos complexos, as experiências vividas. Conforme se vai ouvindo e cantando, o conteúdo das canções podem ser associados ao conteúdo dos indivíduos e, a partir daí, sentimentos que estavam travados,  tais como angústias, tristezas, são revividos e podem ser desbloqueados e entendidos, facilitando sua expressão. (DREHER, 2005,p. 59)

A música, que também pode ser vista como uma forma de expressão relacionada à história do indivíduo, pode, a partir da linguagem simbólica, expressar imagens do inconsciente,  onde estão interligados os complexos, os arquétipos e os símbolos. Segundo Jung (2015, p.143), essas experiencias vividas estão no inconsciente. Podemos, algumas vezes, reconhecer fatos vividos há tempos atras, lembranças que estavam guardadas, emoções e afetos que pode nos remeter a outro tempo; algo que nos faz entrar em contato com o nosso inconsciente pessoal. Já o inconsciente coletivo nos chega através das imagens arquetípicas, presente desde os primórdios da humanidade. Os arquétipos são estruturas herdadas que os seres humanos têm em comum. Imagens, ideias e comportamentos arquetípicos presente em diversas épocas, regiões e civilizações, que nos chegam através dos contos, mitos e sonhos. Os mitos correspondem a uma estrutura arquétipica que  nos apresentam a estrutura básica da psique humana e tocam e espelham os comportamentos atuais. 

Tomemos da mitologia grega, a deusa Afrodite, deusa do amor e da beleza, também considerada uma deusa alquímica porque teve o poder de  auto transformação (BOLEN, 2013, p. 310). Ao observamos várias funqueiras, que através de características próprias, como seu modo de vestir, os símbolos utilizados nas apresentações, seu comportamento nos palco , parece nos remeter a deusa Afrodite, o arquétipo mais envolvida na experiência sensorial ou sensual. Afrodite é reconhecida pela sua atratividade e não apenas por sua aparência, ela cria um carisma pessoal, ela adora ser o centro das atenções. Podemos citar a funqueira Anitta, como exemplo, através de sua performance, da imagem da deusa Afrodite. Esse arquétipo governa o prazer do amor e da beleza, da sexualidade e da sensualidade das mulheres. “Afrodite impele as mulheres a preencherem funções criativas e procriativas”. (Bolen p.2013, p.327).

 Anitta criou uma personagem que atrai jovens, de quase todos os continentes, independente do gênero, da crença, da idade, da nacionalidade e está no topo das cantoras mais seguidas no mundo atualmente. Basta consultar o site Spotify 2022, onde encontramos em terceiro lugar a cantora Ludmila com sua canção “Down down down” e  Anitta consta como a primeira brasileira a liderar o primeiro lugar no ranking global plataforma Spotify com a música “Envolver”. Em 25 de março de 2022 ela somava 71 milhões de reproduções e sabemos que Anitta tem 607 milhões de seguidores.

Como explicar esse sucesso? Anitta representa a sensualidade, o sucesso, a beleza, a sedução que muitas garotas gostariam de possuir. Não podemos negar que muitos complexos surgem diante de todo esse ritmo. Das danças sensuais, passando pelo vestuário até as coreografias, são elaboradas pela cantora. Ela canta a força da mulher poderosa, sedutora, que não se subjuga ao masculino; é ela quem agora domina, está por cima e não se rende. As letras falam desse poder feminino, como podemos observar na letra de “Pode Chegar”:

“Eu vim prá provocar,

Desejo e sedução

Fazer você pirar

Comer na minha mão…”

Como uma Afrodite ela se identifica e dança, se veste, se maquia e se apresenta à sociedade. Não tem inibição, agora o mundo é dela. Reconhecida internacionalmente, tem uma estátua de cera no museu madame Tussauds de Nova York, foi escolhida como embaixadora da cerveja Skol.

Anitta é uma jovem mulher inteligente, estudou inglês e fala fluentemente, estudou administração e administra sua carreira, tem carisma, soube se ligar a cantores internacionais para ir além das nossas divisas. Ela sustenta uma persona que representa um compromisso entre o indivíduo e a sociedade, ela é uma aparência, uma realidade bidimensional, admirada e imitada por suas seguidoras. Aquelas mulheres mais inseguras, com uma autoestima baixa, podem adorar imitar seus ídolos ou aquelas mais hiperinfladas de seu ego, também podem ter o mesmo comportamento das suas musas. Seria o arquétipo da mulher poderosa aparecendo, sedutora, que tudo pode. Não há obstáculo, para o seu sucesso. Aquela mulher que agora tem voz e não está subjugada ao homem, não precisa dele para nada, ela está no poder, faz e acontece. Ela soube explorar seu potencial e o momento atual onde a mulher busca por um lugar de destaque na sociedade, elas querem e devem sair do anonimato e ter seu lugar próprio, ter voz e mostrar seu valor e sua importância. Sua imagem convida à uma quebra de valores, de preconceitos, propõe a liberdade de expressão, a liberdade para se mostrarem mais sensuais sem serem importunadas por valores antigos diante dessa sociedade conservadora e preconceituosa. 

Podemos observar que em qualquer festa, casamento ou reunião social que, depois de algumas seleções musicais, começamos a ouvir o funk. Todos eles, “o bonde do tigrão”, “só quero ser feliz”, “rave da favela”, “essa mina é louca”, “vai malandra”, etc. Observa-se que na pista de dança muitas mulheres dançando ao ritmo do funk, todas com seus vestidos deslumbrantes, independente de sua posição social, requebrando os quadris e fazendo as coreografias criadas pela cantora. Ninguém consegue ficar parado, aos poucos todos vão para a pista. Se formos perguntar se apreciam o ritmo do funk,  a maioria, provavelmente, diria que não. Muitas vezes, as letras muitas vezes não são escutadas e muitos nem sabem sobre o que está sendo dito, cantam o refrão que é repetido muitas vezes e que fica na cabeça. Nesse ambiente social, longe do morro, das favelas, da periferia, com uma população mais ou menos elitizada, cheio de formalidades e de regras, se deixam seduzir pelo ritmo das batidas fortes  e saem dançando. Esse ritmo contagia de tal forma que o arquétipo de Afrodite se torna presente e todos são tomados por ele. Não conseguem parar, saem dançando, homens e mulheres. Tornam-se sensuais, libertos de seus preconceitos, se contagiam com o ritmo e se sentem felizes dançando.

Quanto tempo essa modalidade vai durar, impossível predizer, mas o papel do funk é fazer o Brasil ter consciência do que realmente é, um território imenso, uma mistura de raças, crenças, culturas, e uma grande divisão social. Seria um movimento de ressignificação política? A favela-marginalizada, agora é demonstrada, como um local onde as pessoas vivem, e fazem valer suas experiencias do dia a dia, dos jovens que ali habitam. Jovens que algumas vezes são silenciados, ora são estigmatizados, mas pessoas que pensam, vivem e desejam serem ouvidas e querem mais… 

Analista em formação: Ivone Ferreira

Analista Didata Responsável: Maria Cristina Mariante Guarnieri 

Referências :

BOLEN,J.S.  AS DEUSAS E A MULHER nova psicologia das mulheres. [Tradução Maria Lydia Remédio] .12 reimpressão- São Paulo: Paulus, 2013. (Coleção Amor e Psique).

DREHER,S.C.  A CANÇÃO: UM CANAL DE EXPRESSÃO DE CONTEÚDOS SIMBÓLICOS E ARQUETÍPICOS. Psicologia Argumento, Curitiba, v.23, n.42 p.55-63, jul./set.2005.

JUNG, C.G.  O espírito na arte e na ciência v.15; [Tradução de Maria de Moraes Barros]. 8.ed.-Petrópolis, Vozes,2013.

JUNG,C.G. O eu e o inconsciente v. 7/2. [Tradução Dora Ferreira da Silva]. 27.ed- Petrópolis, Vozes, 2015.  

PALOMBINI,C. Música dançante africana norte-americana, soul brasileiro e funk carioca: uma bibliografia. III Seminário Música Ciência e Tecnologia, 2008.

ROESLER,L. FATORES DETERMINANTES DO APERFEIÇOAMENTO DA PERCEPÇÃO RÍTMICA NA DANÇA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura – Educação Física) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2017.

SOARES,M.C. A expressão cultural das periferias brasileiras. AUN – Agência Universitária de Notícias. Acesso em: Fev.2022: (http://aun.webhostuso.sti.usp.br/index.phd/2018/09/14/a-expressão-cultural-das-periferias-brasileiras/)  

SPOTIFY – http://noticias.uol.com.br. App 2022/03/2025

Exit mobile version