Resumo: Há um círculo de máscaras de gesso em volta do fogo. Todas brancas, todas vazias e voltadas para o centro, congeladas no instante que antecede a escolha. Nenhuma queima ainda, mas cada uma delas representa uma hora do dia vivida no mais profundo exílio de si: a dedicação incansável, o profissionalismo impecável, a postura que não dá trabalho, a parceria que tudo aguenta e a disponibilidade constante. São rostos moldados para caber nas expectativas do mundo, dispostos em um espaço sagrado e improvisado, onde a imagem fotográfica atua como um espelho e um chamado. Esta fogueira central é o Self convocando à transformação alquímica e lançando um ultimato silencioso: o sacrifício do que se deixará de ser ou a continuidade de uma existência morna e artificial.
O saber cotidiano capta essa dinâmica em provérbios. Ao tratar da persona, o ditado por fora sorrisão, por dentro erosão reflete o interior caindo aos pedaços.
Quando a crise se instaura, a conta chega: o inconsciente cobra seu preço em forma de depressão, ansiedade e outros transtornos. É o boleto do Self, exigindo a integração do lado negado, que é a sombra. O que se reprime no pensar, no sentir e no agir, uma hora exprime no corpo em forma de adoecimento. Com o tempo, as máscaras caem. Tirar a maquiagem da alma é o processo de integração necessário para reencontrar a essência.
A palavra persona carrega em sua raiz etimológica o termo personare (soar através), que é uma referência direta às máscaras do teatro romano equipadas com um bocal para amplificar a voz dos atores até a plateia. Jung utilizou o conceito para descrever o aspecto da psique que desenvolvemos para negociar, proteger e transitar pela vida coletiva. Ele a define como um sistema de adaptação ou um compromisso entre o indivíduo e a sociedade (Cf. JUNG, 2015, §245).
A persona não desempenha o papel de vilã; ela funciona como uma armadura necessária para o pertencimento e a sobrevivência social. Em sua gênese, atua como um escudo duro por fora que mantém o núcleo sensível e maleável preservado por dentro. É a estrutura que garante a permanência quando engolimos o choro para manter o emprego, que viabiliza o acolhimento ao estampar um sorriso treinado sob profunda dor e que assegurou o pertencimento ao manifestar uma concordância polida quando a vontade íntima era gritar um não. Sem esse recurso, a vulnerabilidade seria total. O gesso nasce como um mecanismo legítimo de autopreservação.
O perigo reside na solidificação desse gesso, transformando a armadura protetora em um caixão psíquico.
O adoecimento e o exílio existencial começam quando o teatro engole a realidade, fazendo com que a máscara se funde à pele pelo uso constante. O indivíduo passa a utilizá-la no trabalho, na intimidade e até na mais profunda solitude. O distanciamento crônico da própria essência faz com que, ao se olhar no espelho, já não consiga discernir onde terminam as fronteiras do personagem e onde começa o próprio ser. As máscaras dispostas em círculo ilustram esse impasse: permanecem brancas porque apenas refletem as cores projetadas pela plateia, e vazias porque a persona não possui a capacidade de sentir. O sofrimento autêntico fica exilado no porão do inconsciente, aguardando o momento em que o peso da rigidez se tornará insuportável e forçará o rompimento da estrutura. O gesso vira pele e o exílio vira casa.
O exílio acontece aos poucos e geralmente inicia na infância, onde se aprende que é necessário agradar para ganhar colo e aprovação. Mais tarde, a máscara se volta ao currículo; assumem-se personagens para adequar-se ao mundo em troca de amor e reconhecimento, que aos poucos se tornam uma prisão. A fachada da casa fica impecável, porém as personas terceirizam a chave, entregando-a aos outros em todos os campos relacionais. A vida passa a nortear-se pelo trabalhar, pagar contas, comprar, viajar e performar. Com o passar do tempo, a sensação é de uma casa cheia de visitas, mas com o dono ausente. Muito por fora, pouco por dentro!
O mundo pede para ser bom e o Self bate à porta para ser real.
Entram em cena os sinais de insatisfação: o corpo fala pelo adoecimento, o sonho se repete, o vício se torna um analgésico e a crise finalmente se instaura de uma forma que a medicação por si só não cura. É a alma clamando por individuação. A máscara trinca, a sombra comparece!
A sombra, por sua vez, é a parte oculta e inconsciente da nossa personalidade.
Ela guarda todos os traços, desejos, medos, potencialidades e instintos que o ego rejeita ou esconde por pressão social (Cf. JUNG, 2013a, §13-19). Ao contrário da visão de Platão ou de leituras moralistas, a sombra não representa o mal em si, mas o lado não vivido, um depósito psíquico de tudo o que foi escondido para evitar que a máscara rachasse em público.
De um modo geral, as artes traduzem em voz o que é difícil de ser falado e captam esse inconsciente coletivo. Caetano Veloso cantou London, London para falar da solidão e, em Sampa, evidenciou o vazio por trás do concreto: “Quando eu te encarei frente a frente não vi meu rosto”. É o cenário do exílio, onde a cidade vira a máscara. Raul Seixas deu voz a esse exílio em primeira pessoa com Ouro de Tolo: “Eu devia estar contente porque tenho um emprego, sou um cidadão respeitável (…) Eu devia estar feliz, mas não estou”. É a voz do exilado e seu Self cobrando o aluguel.
As sombras também comparecem em Construção, de Chico Buarque, cuja voz retrata a persona que funciona de forma mecânica até morrer como um homem-máquina: “Morreu na contramão atrapalhando o tráfego”. Em contrapartida, Lenine enaltece em Paciência o retorno à alma: “Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, até quando o corpo pede um pouco mais de alma”. E os Titãs, com a música Comida, retratam a alma batendo na porta: “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”.
Essa desconexão com a própria essência, denominada por Jung como inflação da persona, gera o medo constante de ser visto sem o disfarce.
Quando esses conteúdos reprimidos no porão da mente finalmente são trazidos à luz da consciência, revelam seu valor arquetípico e humanizam o indivíduo. Acolher essas facetas ocultas evoca o chamado de Nietzsche para que o ser humano se torne quem realmente é, integrando a sua totalidade (Cf. NIETZSCHE, 2005). Integrada, a sombra deixa de ser um monstro. Vindo ao encontro, Marie-Louise Von Franz, no primeiro capítulo do seu livro A sombra e o mal nos contos de fada, ampliou o conceito de sombra e afirmou que no indivíduo podem existir talentos, sentimentos e potências ocultas para serem ressignificadas simbolicamente em combustível para a vida real e sem filtros (Cf. VON FRANZ, 1985).
Para superar esse exílio e manifestar a própria vocação, é necessário compreender que a essência não segue o ritmo acelerado do ego.
Diferente de Sartre, que postulava que a existência precede a essência e que o ser humano é construído do nada, Aristóteles defendia em Metafísica que a essência já habita em nós como uma função ou vocação intrínseca, assim como a metáfora da semente que carrega em si a potência de se transformar em árvore (Cf. ARISTÓTELES, 2012). Realizar a essência exige a coragem de converter a potência em ato. A angústia existencial que nos desperta na madrugada representa uma semente paralisada pelo medo, aprisionando uma natureza de carvalho nos limites de um bonsai. Uma semente não vira árvore pedindo licença; ela racha a terra ou o concreto no tempo dela. É a sabedoria lenta evocada na canção Tocando em Frente, de Almir Sater. O tempo de Cronos devora, mas o tempo Kairós concretiza a obra. Essência não tem pressa!
Jung expande a perspectiva aristotélica ao substituir o termo essência pelo conceito de Self (si-mesmo) e demonstrar que, para manifestar nossa verdadeira vocação, é indispensável integrar a própria sombra. Afinal, uma árvore que renega suas raízes ocultas não se sustenta e tomba ao primeiro sinal de tempestade. O Self é a totalidade da psique e o arquétipo central que organiza todos os outros.
Enquanto o ego é o centro da consciência, o Self abarca tanto o consciente quanto o inconsciente. Como definiu C.G. Jung:
O si-mesmo não é apenas o ponto central, mas também a circunferência que engloba tanto a consciência como o inconsciente. Ele é o centro dessa totalidade, do mesmo modo que o eu é o centro da consciência. (JUNG, 2012b, §44)
A verdadeira essência não é a fachada; é a casa inteira.
A cura para o exílio interno não é tentar ser uma versão melhorada de si mesmo nas redes sociais, mas sim tornar-se uma versão inteira. Negar a existência da margem escura do rio inevitavelmente causará uma enchente psíquica. O processo de individuação, portanto, tem os seus ciclos e é para a vida toda.
Raul Seixas traduziu esse despertar em Metamorfose Ambulante: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. É tirar a rigidez da máscara e se entregar para a fluidez do rio, que pode mudar de curso, mas continua rio. Na mesma linha, Belchior canta a essência regenerativa em Sujeito de Sorte: “Tenho sangrado demais, tenho chorado pra cachorro, ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”. É deixar o velho morrer para o novo entrar.
O momento crucial da transformação ocorre diante do fogo simbólico da fogueira, através do processo que a alquimia descreve como calcinatio: o fogo psíquico que reduz o falso a cinzas e mantém apenas o real em brasa. Esse amadurecimento é doloroso, assemelhando-se a um parto com contrações intensas. Exige recolhimento e o confronto com a realidade interior. Como escreveu Jung:
Que fazer com todas essas coisas tão opostas entre si? É possível rejeitá-las e livrar-se delas? Ou é preciso reconhecer a presença delas, e é nossa tarefa colocá-las em harmonia, e do seu aspecto múltiplo e cheio de contradições estabelecer uma unidade, que naturalmente não resulta por si mesma, mas por meio do esforço humano. (JUNG, 2012a, §446)
Suportar a solidão, o silêncio e o tédio onde o Self finalmente consegue falar é o ato de acender a luz da casa vazia.
A psicologia junguiana encontra nas mitologias antigas as metáforas exatas para essa jornada. Enquanto o deus egípcio Osíris encarna a morte e o renascimento, provando que a essência insiste na vida mesmo na mais profunda aridez, o deus romano Janus representa as transições e os começos. Com suas duas faces, Janus mostra que nossa natureza não é estática, mas sim uma porta entreaberta capaz de olhar simultaneamente para o passado e para o futuro, permitindo que habitemos o presente com a sabedoria que ganha forma em Sophia, que é a personificação da luz interna que enxerga além das aparências (Cf. BRANDÃO, 1986).
Essa conexão se expande na relação hindu entre Atman e Brahman, revelando que a alma individual e a essência do universo caminham juntas, como as duas margens de um rio que se encontram no horizonte em direção ao mar.
Para Jung, o Self reside justamente nesses símbolos de transição (na ponte e no cruzamento), provando que a essência humana habita o espaço entre os opostos.
A jornada de individuação rumo ao si-mesmo exige, obrigatoriamente, uma descida voluntária ao porão e o confronto com o que foi rejeitado, assim como no mito de Eros e Psique, em que a alma precisa descer ao Hades para resgatar a beleza oculta de Perséfone. Essa busca profunda é perfeitamente traduzida nos versos de Caçador de Mim, imortalizados por Milton Nascimento: “Por tanto amor, por tanta emoção, a vida me fez assim, doce ou atroz, manso ou feroz, eu caçador de mim”.
Encarar a própria dualidade e se tornar o caçador de si é a única forma de deixar o gesso das personas para trás e assumir nossa totalidade indomável.
Enquanto isso, os contos de fadas representam o sonho coletivo da humanidade, funcionando como portais que nos conectam a essa natureza por meio de imagens arquetípicas (Cf. VON FRANZ, 1990).
Na história do Patinho Feio por exemplo, a dor central não reside no bullying, mas no fato de o cisne estar aprisionado em potência dentro do galinheiro errado; uma metáfora precisa para a crise de essência que surge quando habitamos um ambiente que não nos reconhece (Cf. ANDERSEN, 2004).
Já na versão original de Cinderela o Self e a ancestralidade ganham vida na árvore que brota sobre o túmulo de sua mãe e que lhe concede as vestes reais. Enquanto as irmãs mutilam o próprio pé para caber no sapato da expectativa alheia, Cinderela nos ensina que a essência não surge por uma fada madrinha externa, mas brota da raiz profunda do luto integrado e das perdas que fomos capazes de enterrar (Cf. GRIMM, 2013).
O legado da psiquiatra Nise da Silveira revolucionou o tratamento mental ao substituir a violência do eletrochoque pela arte e pelo afeto e defendia que o indivíduo só atinge a inteireza quando consegue integrar o mundo exterior às forças do inconsciente.
Diante desse abismo, ela identificou na expressão artística uma via de cura e salvação e apontava a criatividade como o catalisador por excelência para a união dos opostos, transformando o sofrimento psíquico em imagens simbólicas de grande valor. A modelagem e a pintura funcionavam como a fresta onde a luz e a escuridão da alma se casavam de forma segura.
Em vez de calar o porão da mente com punições, Nise provou que as rachaduras do ego são o próprio lugar onde a arte e a cura nascem. Sua abordagem pioneira demonstrou que as imagens do inconsciente guardam as chaves para libertar o Self exilado, permitindo ao sujeito retomar a posse da própria casa (Cf. SILVEIRA, 1997, p. 63-67).
Rubem Alves descreveu poeticamente a individuação como um processo de desaprender as maquiagens sociais, retornando à própria essência para recuperar sentidos e emoções. O autor enfatizou que a vida e a educação exigem a presença do jardineiro – a alma acordada – transformando a arte de viver na capacidade de enxergar o mundo através da beleza interna. Ele definia o exílio existencial como uma vida sem alma, uma existência onde o sujeito se perde de sua própria verdade para atender ao mundo. Para ele, o verdadeiro amadurecimento exige um desapego corajoso: a urgência de desaprender para aprender de novo, raspando as tintas com que nos pintaram para resgatar os sentidos e desencaixotar as emoções reprimidas (Cf. ALVES, 2011, p. 53).
Esse movimento poético funciona como o ato de arrancar a maquiagem social e as máscaras estéreis para encarar o rosto cru e real.
O educador nos lembrava de que nenhum jardim floresce sem a presença ativa do jardineiro; da mesma forma, uma carreira, um casamento ou o sucesso externo tornam-se ruínas secas se o Self estiver ausente. Não nos falta técnica, falta-nos uma alma acordada. Alves também afirmava que nós não vemos o que vemos, mas sim o que somos, e que só enxerga as belezas do mundo quem carrega a beleza dentro de si (Cf. ALVES, 1999, p. 24).
Sob o peso da persona, nossa visão é distorcida e o exílio nos cega para a realidade. Contudo, quando o dono da casa retorna e as luzes do porão se acendem, o mundo ao redor recupera o seu brilho e o seu sentido. A rachadura da máscara deixa de ser o fim para se tornar o altar sagrado onde a luz e a escuridão se integraram, fazendo renascer a arte, a poesia e a vida em ato.
É notório que os diferentes campos relacionais são afetados quando a essência não é vivida, especialmente os relacionamentos amorosos. Esses deveriam ser espaços de encontros verdadeiros entre essências e não entre personas. Na prática, projeta-se no cônjuge o mito da metade da laranja, afirmando que o outro é a parte que falta para a realização dos sonhos. Uma relação com essência consiste na percepção de que cada indivíduo é inteiro, como uma semente que se transforma em árvore.
Assim, a relação ideal não deve servir para suprir carências, mas para que duas árvores inteiras compartilhem o mesmo solo.
No início, a paixão gera projeções do animus ou da anima, criando uma ilusão. O amor maduro surge apenas quando esse véu cai e as sombras de cada um são reveladas e aceitas. Casais de essência compartilham seus porões internos, criando um temenos, um espaço sagrado e seguro de intimidade real. Assim como o indivíduo atravessa diferentes fases de desenvolvimento, o amor também passa por estágios que envolvem a projeção, a luta de poder, a desilusão e o encontro real. A maioria das relações falha no terceiro estágio por não suportar o fim da ilusão. Contudo, vencer essa fase permite testemunhar o processo de individuação do parceiro. Amar pela essência exige acolher a luz e a sombra, permitindo que o outro se torne quem realmente é.
O retorno para a casa interior envolve o fogo e a negociação com a sombra, sob a proteção de uma lei implacável da psique: o que não se integra, domina. O erro clássico no trabalho interior é queimar a máscara da persona sem acolher o conteúdo que ela ocultava. Se a persona da benevolência é destruída, mas a raiva é rejeitada, apenas se transmuta o gesso social em amargura; se a face da santidade é queimada, mas o desejo é negado, o resultado é um puritanismo rancoroso; se a máscara da fortaleza é eliminada, mas a própria fraqueza não é honrada, assume-se o papel de vítima profissional.
A sombra não surge para aniquilar o indivíduo, mas para completá-lo.
Ela representa os cinquenta por cento da totalidade que foram exilados para que a fachada pudesse brilhar e receber o afeto do mundo. Agora, esse conteúdo cobra o retorno para casa. Esse encontro com o inconsciente não se dá por meio de um combate heroico, mas sim como uma negociação de sequestro com a própria mente.
É um processo seco, desprovido de velas ou mantras, que exige olhar diretamente no olho do que foi reprimido e perguntar: O que você estava tentando proteger quando o encarceramento no porão aconteceu?
A resposta revela a função arquetípica de cada sintoma. A raiva legítima confessa que protegia a dignidade e estabelecia limites; o desejo silenciado resgatava a alegria e a vitalidade; a inveja apontava para a potência adormecida; e a fraqueza guardava a preciosa humanidade. Aquilo que o ego julgava ser um defeito consistia, na verdade, em guardiões que batiam na porta porque a casa estava sendo invadida pelas expectativas alheias.
Essa jornada arquetípica entre a persona e a sombra não se restringe às páginas teóricas.
No fazer artístico, moldando o gesso rígido e sem vida das personas — aquelas faces brancas e idênticas criadas para a sobrevivência em papéis profissionais, paternais, maternais ou filiais perfeitas — que o conceito de temenos se materializa. Dispostas em círculo ao redor da lareira interna de Héstia (Cf. Bolen,1990, p. 158-189), que simboliza o Self e o fogo do opus alquímico, essas máscaras inicialmente observam a chama a partir de uma distância segura.
No entanto, a ressignificação proposta por Jung é essencialmente alquímica e exige o sacrifício: a mortificação da persona para que a essência possa finalmente respirar fora do gesso que aprisiona e faz a vida acontecer no piloto automático.
O ritual de transformação se inicia quando a escolha voluntária é feita para queimar o que não serve mais, nomeando dinâmicas do exílio interno como a postura que sorria demais, a conduta que aguentava tudo ou a tendência de pedir desculpas por existir. Ao atear o fogo, a história não é destruída, mas a sombra exilada no porão — a raiva, o desejo e a fraqueza — é libertada, integrando essas polaridades para integrar o sagrado com o instintivo e a força com o acolhimento.
O retorno para a casa de si deixa cicatrizes na pele onde o gesso colou profundamente, além de provocar o luto pelas pessoas que preferiam o personagem à verdade essencial.
O ritual das personas e o encontro com as sombras possibilita a integração de conteúdos que resultam, finalmente, no fim do exílio e no retorno definitivo à essência. Para tanto, o inconsciente não utiliza os canais de comunicação cotidianos do ego. Como apontou Jung: “O si-mesmo aparece empiricamente nos sonhos, mitos e contos de fadas na figura de ‘personalidades superiores’, como reis, heróis, profetas, salvadores, etc”. (JUNG, 2013b, § 902).
No fim, a individuação ensina que a essência não é possuir um rosto estático ou virar pura luz, mas ter a estrutura firme para suportar todas as facetas da própria identidade sem morrer em nenhuma delas; sabedoria amadurecida que nos lembra de que o fogo do Self permanece aceso e que, se a máscara colar de novo, o fósforo já está à mão. E sabiamente Jung afirmou:
A individuação significa tornar-se um ser único, na medida em que por individualidade entendermos nossa singularidade mais íntima, última e incomparável, significando também que nos tornamos o nosso próprio si-mesmo. (JUNG, 2015, §266)
A essência também se manifesta por meio de símbolos arquetípicos: uma casa desabando, uma criança perdida, mandalas, velhos sábios ou casamentos alquímicos. Estes elementos funcionam como a fresta de uma porta entreaberta. As sincronicidades cotidianas são os sinais descritos na canção Anunciação, de Alceu Valença: “Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”. Captar esses chamados exige tempo e conexão profunda com a alma. No fim, a essência é o que sobra quando as máscaras caem. É o resgate de uma personalidade maior que acolhe a luz e a escuridão, unindo os opostos para transitar da potência do ser ao ato de viver.
Claci Maria Strieder – Membro Analista IJEP
Waldemar Magaldi Filho – Analista Didata IJEP
Vídeo de apresentação do artigo:
Fontes de Consulta:
Fotografia – Personas e Sombras. Fonte: a autora.
ALVES, R. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
_________Palavras para desatar nós. Campinas: Papirus, 2011.
ANDERSEN, H. C. O patinho feio. In: TATAR, Maria (ed.). Contos de fadas: edição comentada e ilustrada. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
ARISTÓTELES. Metafísica. Livro VII. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2012.
BOLEN, J. S. As deusas e a mulher: nova psicologia das mulheres. Tradução de Maria Lydia Remédio. São Paulo: Paulus, 1990.
BRANDÃO, J. Mitologia grega. Vol. 1. Petrópolis: Vozes, 1986.
GRIMM, J.; GRIMM, W. Contos da infância e do lar. Lisboa: Temas e Debates, 2013.
JUNG, C. G. Aion: estudos sobre o simbolismo do si-mesmo. Petrópolis: Vozes, 2013a.
___________ Mysterium coniunctionis. Petrópolis: Vozes, 2012a.
___________ O eu e o inconsciente. Petrópolis: Vozes, 2015.
___________ Psicologia e alquimia. Petrópolis: Vozes, 2012b.
___________ Tipos psicológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013b.
NIETZSCHE, F. Além do bem e do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
SILVEIRA, N. da. Jung: vida e obra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
VON FRANZ, M. L. A sombra e o mal nos contos de fada. São Paulo: Paulus, 1985.

